terça-feira, 14 de abril de 2009

mobile payment.

Você tem um celular, certo? Eu não tenho e achei isso interessante. Eu vi no blog da Talent, que o Grupo de Mídia de São Paulo organizou uma viagem para Tokio em busca de conhecer novas mídias e tecnologias, onde as pessoas assistem TV digital há anos via celular (mesmo padrão digital do BR), compram bilhetes de metrô e refrigerantes apenas aproximando o aparelho da máquina, enfim, onde há heavy users de tecnologias que nem chegaram aqui.

Mas esse lance de pagar com celular me chamou a atenção. Imagine você não precisar mais andar com os trocados no bolso, poder pagar seu almoço, seu transporte, comprar o que quiser, apenas com o celular. O m-payment funciona assim: você tem uma conta de celular que tem um limite de crédito, como num credit card comum. No celular, há um chip que se conecta com os receptores dos comércios. Assim que você faz a transação, recebe um SMS confirmando o valor usado e seu crédito restante. Em caso de perda ou roubo, você comunica a operadora e tudo fica bem novamente.


Eu pesquisei um pouquinho e descobri que o m-payment já está disponível no mundo todo. O vídeo acima é da TagAttitude, da França. Isso é muito Minority Report.

Nenhum comentário: